Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Região Centro Oeste brasileira teve 6.594 focos de queimadas no primeiro semestre de 2021



O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão “Águas do Cerrado” - GWATÁ/UEG, utilizando dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), situados entre os dias 01 de janeiro e 23 de junho de 2021, identificou a ocorrência de 6.594 focos de queimadas na região Centro Oeste do país. Mais de 70% dos registros estão em território mato-grossense (4.800 focos). No estado de Goiás foram identificados 892 casos, e no Mato Grosso do Sul 884 focos. No Distrito Federal foram contabilizados 18 focos.



Entre os municípios Goianos os campeões de incêndios florestais no período foram Rio Verde (47 focos); Caiapônia (33 focos) e Mineiros (32 focos). Na Bacia do Rio Vermelho, o município de Britânia foi o que mais apresentou registros de queimadas (12 ocorrências), seguido pela Cidade de Goyaz (05 focos) captados pelo INPE. 

Com a chegada da estiagem e o sentimento de impunidade há a tendência de aumento expressivos da prática deste tipo de crime ambiental. Cabe às autoridades elevar o nível de vigilância e fiscalização para coibir os danos ambientais e a saúde pública .

-Águas do Cerrado (GWATÁ - UEG);
- Fórum Sindical e Popular da Cidade de Goyaz;
- Associação dos Geógrafos Brasileiros (Seção: Cidade de Goyaz)




Postar um comentário

0 Comentários