Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Cidade de Goiás de luto pela morte da ''Tia Tó'', Antolinda Borges morreu aos 89 anos de AVC nesta quinta, 24


Comunicado hoje em Goiânia por volta das 15:00 h, o falecimento de Antolinda Baia Borges de 89 anos, "Tia Tó'' como era conhecida foi internada no início da semana com um AVC, e ao longo destes dias a situação da saúde dela foi piorando. E hoje ela não suportou mais e veio a óbito na Capital Goiânia.

Antolinda é natural de Itaberaí, mas se mudou para Goiás ainda na infância, antes mesmo do município perder o título de capital do Estado para Goiânia. Era proprietária da Pousada do Sol, referência em hospedagem para turistas que fica localizada no centro da cidade. Conhecida por seu ativismo político e cultural, foi de suma importância para a realização do dossiê enviado para Helsinque, na Finlândia, quando feito o pedido para o tombamento da Cidade que transformou Goiás em Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.

Nas redes sociais do museu das Bandeiras, uma mensagem de pesar:

''A equipe do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, Museu das Bandeiras e do Museu Casa da Princesa lamenta a perda da Senhora Antolinda Borges, Tia Tó. Ela foi a fundadora do Museu de Arte Sacra da Boa Morte e grande defensora do patrimônio cultural goiano. Agradecemos toda a sua dedicação e expressamos nossos pêsames a familiares, amigos e a comunidade como um todo. Saibam que daremos continuidade ao seu legado na preservação e difusão do patrimônio histórico, cultural e artístico goiano.''

 
O Prefeito Aderson Gouvea, através das redes sociais da prefeitura também publicou nota de pesar pela perca deste símbolo da Cidade de Goiás.


''Com profundo pesar recebo a notícia do falecimento de Antolinda Baía Borges, conhecida como Tia Tó, aos 89 anos, ocorrido hoje em Goiânia.
Antolinda dedicou sua vida a cultura e as tradições da antiga Vila Boa, se tornando uma das guardiãs de nossa memória e de nosso patrimônio. 
Sempre foi muito atuante na vida social, cultural e religiosa de Goiás, sendo uma das fundadoras, dentre outras instituições, da Organização Vilaboense de Artes e Tradições (Ovat), na década de 1960, e do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, do qual foi diretora por décadas Também foi empresária do ramo de hotelaria e atualmente era Presidente da Fundação Biapó.

Tia Tó foi uma das lideranças do Movimento Pró-Cidade de Goiás, que pleiteou e teve êxito na conquista para a cidade do título de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Humanidade, pela UNESCO.

Toda essa trajetória se confunde com a história de nosso município, e sua partida comove o povo vilaboense. Em sinal de pesar, decretei ponto facultativo no município de Goiás amanhã, data do sepultamento, e luto oficial por sete dias.
Em nome de todas e todos os munícipes, manifesto o agradecimento a Tia Tó pelo amor, dedicação, e empenho devotados a Goiás, e expresso nosso luto e tristeza.''

 

A foto  acima é de Patrícia Mousinho, e em seu perfil nas redes sociais ela afirmou ''a foto é do dia de Corpus Christi, e o vaso com buganviles agora é marca registrada da nossa rua. Ela estava animada com a adesão da vizinhança, e a rua em flor será sempre lembrança dela. Que saibamos sempre admirar e guardar o melhor de cada um.'' Acrescentou Patrícia

Da Redação
Foto: Patrícia Mousinho

Postar um comentário

0 Comentários